top of page
WhatsApp Image 2022-07-09 at 04.47.28.jpeg
01

O PROJETO

"Acima de colegas somos um grupo de pessoas que quer contar histórias"

A equipa " Baía de Luanda"  é constituída por alunos finalistas da licenciatura de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia e da licenciatura de Ciências e Tecnologias do Som da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Acima de colegas somos um grupo de pessoas que quer contar histórias e que quer que essas mesmas histórias cheguem ao maior número de pessoas  . Somos pessoas em busca de um bom projeto em que nos possamos orgulhar.

Somos uma equipa unida, com um desejo gigantesco de poder produzir esta narrativa que nos é tão especial e única. O nosso maior desejo é que seja um filme que toque as pessoas e que não as deixe ficar indiferente. Para isso, precisamos (agora mais do que nunca) da vossa ajuda!

O Filme
Os Fatos
WhatsApp Image 2022-07-09 at 04.47.30 (2).jpeg
02

A ARTE

Baía de Luanda é um filme que se revela nos pequenos detalhes

A relação da Pérola com a família, mas sobretudo dela com o espaço não é algo que se possa mostrar de forma escancarada. É no pormenor dos pequenos atos que o conflito do filme se desenrola. Do facto da protagonista rejeitar o seu cabelo tão característico de decentes africanos, de não se sentir confortável com o pano nem com as ideologias do seu povo. Todos estes pontos são mostrados de forma passageira, sendo quase imperceptíveis para os olhares menos atentos. A música e a cor, também serão usados a favor do conflito. Logo na primeira cena, é possível perceber que quando Pérola estava fechada no quarto a tentar dormir, ela apenas conseguia escutar um mero ruído da música angolana. Simbolizando com isto, a permanência da sua cultura dentro de si, porém tão esquecida que quase não se fazia ouvir. Quando a protagonista decide levantar-se e abrir a janela, a música passa a ouvir-se de forma clara, revelando que, basta Pérola abrir o seu coração para Angola( a sua Terra) voltar a fazer parte dela. Quanto à cor, também esta se revela um fator muito importante na construção da história. O filme terá dois tons principais, laranja e azul. A cor laranja significa aconchego, já a azul pode significar solidão. Essa é a dualidade da nossa história, desse modo, veremos tons mais quentes e laranja quando tivermos a observar a família, em contra partida veremos tons muito mais azulados e frios quando a protagonista tiver sozinha em campo.

WhatsApp Image 2022-07-09 at 05.21.19.jpeg
A Missão
03

A PERSONAGEM

Manuela Paulo interpreta Pérola

Pérola é uma advogada de trinta e nove anos. Esta regressa a Angola, para o Alambamento da irmã mais nova, após mais de duas décadas fora do seu país natal.


Ao retornar Pérola percebe que não se encaixa naquele espaço, que o mundo que a viu nascer, agora é lhe desconfortável. De início, não tenta integrar-se, pelo contrário mantém-se afastada com um olhar julgador sobre as atitudes e ações dos parentes.

Contudo, com o desenrolar da festa, Pérola vai-se apercebendo da beleza daquele lugar. Aquela terra e aqueles pessoas revelam um encanto que esta não esperava.


No final, a protagonista percebe que o vazio e solidão que sentiu durante anos, mais não eram que a sua terra chamando-a de volta.

REPRESENTAÇÃO

Realização - Mónica Martins

+351 910 630 384

Marketing - Leonor Leitman

+351 961 229 975

Produção - Iara Martins

+351 925 201 892

Universidade Lusófona

info@ulusofona.pt

21 751 5500

© 2023 Baía de Luanda - Uma Produção Universidade Lusófona

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
bottom of page